Disponibilidade e escabilidade do ambiente

Alta Disponibilidade ERP.

Atendimentos técnicos sob demanda e preventivo com máxima pró-atividade, nos computadores e servidores nas instalações do cliente, e o suporte com gerenciamento de toda sua infraestrutura de TI, incluindo a administração de usuários e permissões, servidores controlados pelo AD (Active Directory) ou outras tecnologias, tudo documentado com relatórios completos. A alta disponibilidade e escalabilidade são requisitos desejáveis em qualquer sistema, e apesar de serem vistas com frequência juntas, as soluções que visam prover alta disponibilidade não implicam em escalabilidade e vice-versa:

• Alta disponibilidade é a capacidade de um sistema/servidor estar disponível por grandes períodos de tempo;

• Escalabilidade é a capacidade de oferecer serviços com qualidade aceitável mesmo com uma demanda crescente.

Alta Disponibilidade, conhecida também como HA (High Availability) , é o termo que representa serviços que não podem sofrer interrupção. Todo servidor está sujeito a falhas, assim como todo ambiente que abriga e aloja servidores podem, eventualmente, sofrer uma pane de energia ou queda de link internet.

Para reduzir a chance de que um problema em um dos componentes possa interromper totalmente o serviço de hospedagem, a redundância 2N+1 especifica de que cada componente, desde os servidores, até os switches e roteadores, deve ser instalados em pares, em ambiente de alta disponibilidade. No caso de uma falha em um destes equipamentos, o outro, reserva, assumiria a carga de trabalho automaticamente.

Mesmo assim, não existe garantia de 100% de disponibilidade, já que até mesmo dois componentes (o principal e o reserva) podem falhar simultaneamente, por mais que esta seja uma probabilidade pequena.

A escalabilidade é a capacidade que uma empresa, ou sistema, possui de crescer atendendo às demandas sem perder as qualidades que lhe agregam valor. Essa característica se tornou essencial para as empresas que trabalham com tecnologia da informação. Se antes era desejável que uma solução fosse escalável, atualmente isso é uma condição para o sucesso.

Empresas que não conseguem lidar com o aumento repentino de seus clientes, ou de suas necessidades, perdem oportunidades de novos negócios e ainda correm o risco de verem seus clientes migrando para a concorrência em virtude de descumprimento de prazos e dificuldades no atendimento.

Dispositivos compativeis